segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Algumas iniciativas de Sucesso.

São Luís - MA
A VII Jornada Brasileira Na Cidade Sem Meu Carro em São Luís, capital do Maranhão, foi um sucesso sobretudo no aspecto da divulgação. O evento foi realizado em parte da Pça Deodoro no centro , contando com cobertura de toda a mídia local.
A prefeitura , através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte conseguiu firmar várias parcerias: Sest/Senat, Detran/Ma, Polícia Rodoviária Estadual, Brigada Mirim do Corpo de Bombeiros, Instituto Municipal de Controle Ambiental, Instituto de Produção e Renda, Fundação Municipal da Criança e Assistência Social, Instituto Flórense dentre outros.
Foi um dia de reflexão sobre a cidade que nós queremos e que é possível vivermos em uma cidade aprazível com qualidade de vida.
Todos juntos construiremos uma cidade melhor, levando em consideração os aspectos peculiares desta capital, fundada por franceses, porém a mais portuguesa das cidades brasileiras, com seu rico conjunto arquitetônico que a fez Cidade Cultural Patrimônio da Humanidade.

Macéio - AL

Este ano, Maceió aderiu à jornada na "Cidade Sem Meu Carro" e pretendem torna-la permanente, como todas as cidades adeptas já o fazem. O evento foi realizado na rua Cincinato Pinto, do centro. A iniciativa foi bem aceita pela população e por todos os parceiros (Órgãos de trânsito, meio ambiente, alunos de escolas públicas e particulares e etc).

Blumenau - SC

Rua de Lazer montada na Alameda Rio Branco . Ele foi o principal ponto de encontro no sábado. Todos levaram suas bicicletas e puderam participar de atrações como os brinquedos infláveis do Grêmio Esportivo Olímpico, vivenciar as regras de trânsito em cenário montado pelo Seterb, conhecer os malefícios da poluição dos carros em demonstrações da Faema. Viram ainda os cadeirantes da Abludef jogar basquete. A empresa Mormaii Bikes, mostrou seu mais novo lançamento o Patstp, um patim impulsionado por step. E mais três passeios ciclísticos, um deles com a presença do prefeito João Paulo Kleinübing e seu secretariado.

Um comentário:

Nina Duoli disse...

Eu acho uma iniciativa interessante esse projeto, mas ele deveria ser aliado a outras ações das prefeituras para que não fosse só um dia do ano, mas sim todos os dias. Aqui em Belo Horizonte por exemplo, onde eu moro, a frota de ônibus coletivos não comporta nem as pessoas que utilizam esse meio de tranporte diariamente, imagina se todos que andam de carro resolvessem andar de ônibus? Muita gente ia perder o rabalho e a paciência.
Seria interessante que as empresas de ônibus dessem à população mais qualidade, agilidade, linhas e horários para que os carros não precisassem "entopir" a cidade gerando cada vez mais pouluição e engarrafamentos.