quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Vitória - Incentivo a Carona Solidária

Vitória é uma capital relativamente pequena em relação às grandes metrópoles, mas já enfrenta os problemas da mobilidade urbana causado pelo número excessivo de carros circulando pelas suas vias. Na parte histórica não há espaço para expansão e os grandes corredores viários já estão passando por reformas de duplicação, o que está causando alguns transtornos temporários no trânsito.

Até em função das intervenções nas pistas, não haverá fechamento de vias para promoção da Jornada. Nesta VII Jornada na Cidade sem Meu Carro em Vitória, a prefeitura vai promover duas ações com o objetivo de reduzir a quantidade de carros nas ruas. Uma é a campanha da Placa de Destino da Carona Solidária, que será divulgada entre os servidores da prefeitura incentivando a oferta da carona. Serão disponibilizadas placas sinalizadoras dos destinos mais comuns, nas guaritas de saída dos prédios da administração, que o servidor interessado em pegar carona mostra para os motoristas que estão de saída. O motorista pára, combina com o caronista, que devolve a placa à guarita e segue no carro. Atualmente, vários servidores já praticam a carona de forma espontânea.

Outra atividade é o incentivo à caminhada em pequenos trajetos. Às vezes por medo da violência urbana, às vezes por comodismo, as pessoas têm o costume de se deslocar de carro para qualquer lugar, mesmo os mais próximos de casa ou do escritório. Vão de carro à padaria, à academia, à locadora, à escola das crianças, ou ao restaurante, que ficam a apenas alguns quarteirões de distância. Por ser uma cidade muito bonita, banhada pelo mar, com vários jardins, árvores e monumentos históricos, a caminhada, além de trazer os benefícios físicos, traz também o relaxamento mental, que ajuda a aliviar o estresse. Além da facilidade de encontrar amigos no trajeto, conhecer pessoas novas, enfim, de estar mais perto das pessoas nas ruas, o que reduz as desconfianças e favorece a solidariedade.

19 a 21, Jornada Internacional Na Cidade Sem Meu Carro.
19/09 (quarta). Incentivar pequenos trajetos a pé: matéria no site mostrando os benefícios das caminhadas, para a saúde e para o meio ambiente.

21/09 (sexta) Carona Solidária: campanha entre os servidores da PMV divulgando o uso da placa de destino da Carona Solidária, para reduzir o número de carros na rua.

Um comentário:

Anônimo disse...

A Carona Solidaria tem que ser incentivada cada vez mais. O site www.eco-carroagem.com.br é um site inovador e vale a pena ser acessado. Divulguem está idéia e qualquer dúvida entre no fale conosco do site e deixe seu recado.