sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Motos entre os carros

Uma das mudanças mais polêmicas proposta na reforma do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a proibição para que motociclistas trafeguem nos corredores entre carros deverá enfrentar dificuldades para ser aprovada no plenário da Câmara. Deputados se posicionaram contra a proposta sob a alegação de que a aplicação é inexequível. Defensores da medida argumentam que a proibição vai reduzir o número de acidentes e aumentar a segurança.
E você o que acha desta proposta?

Um comentário:

Luis Peters disse...

Parece-me que o aumento excessivo dos riscos da circulação de motos entre os carros se dá em pelo menos duas situações:

a) quando as velocidades são elevadas; no meu ponto de vista, quando a velocidade dos carros é superior a 50 km/h, parece uma temeridade o motociclista ainda se apertar entre os carros;
b) quando a diferença de velocidade entre os carros e as motos é muito alta; se os carros estão parados no semáforo, não faz sentido que a moto circule a mais de 30 km/h.
Esses comentários são resultado de vivência e percepção (como motorista, motociclista e ciclista), e não de qualquer pesquisa.
Não estão consideradas aí as condições intermediárias e as condições de pistas muito estreitas delineadas pela autoridade de trânsito com o objetivo de "acomodar" mais carros num espaço exíguo.