segunda-feira, 22 de abril de 2013

A relevância de plantar árvores nas metrópoles


Cristina Baddini Lucas
Lígia Miranda

Pesquisas comprovam que qualquer área verde superior a 12 m² é capaz de alterar o micro-clima reduzindo a poluição sonora, atraindo pássaros, melhorando a oxigenação e reduzindo a poluição.  Uma área verde pode inclusive reduzir a temperatura ambiente em até 4 graus.
O aumento na temperatura pode provocar vários tipos de enfermidades, incluindo infecções, sempre quando ultrapassar um determinado limite.   Os problemas de saúde gerados demandarão mais e maiores  verbas para equipar e manter hospitais e serviços médicos em maior proporção para o atendimento de idosos principalmente.   Um plantio de árvores imediato e de forma planejada estará minimizando os impactos negativos causados pelo aumento de temperatura.
Ruaverde - 22 de setembro de 2007  - Belo Horizonte
Além dos efeitos diretos, tem sido mencionado constantemente que pessoas que vivem em cidades arborizadas têm menor tendência ao estresse e à depressão, o que equivale a dizer que uma cidade arborizada seria mais tranqüila e ofereceria mais qualidade de vida.
E quando as calçadas são estreitas demais?   É preciso criatividade para aproveitar as áreas verdes de várias formas através da criação de painéis verticais junto às fachadas e muros, ou árvores e arbustos plantados ao longo do meio fio sempre respeitando as condições do local.
Dá pra imaginar os corredores de ônibus margeados por uma vegetação que certamente tornará o ambiente e a viagem mais agradáveis? Onde houver pouco espaço quem sabe utilizando a própria cobertura para se aplicar uma  vegetação adequada ao ambiente? 
É possível fazer isso tudo acontecer?  É claro e simples.   Áreas centrais degradadas podem ser revitalizadas com a proibição de estacionamento de veículos e com o plantio de árvores em todos os espaços disponíveis. 
É preciso, portanto, planejar o  plantio de árvores.  Tão importante quanto a ação de plantar uma árvore  é  também assumir  a responsabilidade sobre a mesma,  o que significa acompanhar o seu desenvolvimento, zelar pela sua manutenção pelas podas e adubação necessárias.
É essencial que as prefeituras assumam esta responsabilidade e os habitantes das cidades devem se conscientizar que se trata de um ser vivo e que merece carinho e cuidado.  Que delícia ouvir o canto dos pássaros pela manhã! 
Mãos à obra!   Plante uma árvore perto de sua casa, produza oxigênio e colha os resultados! 

Nenhum comentário: