Não se trata da mera questão de vedar o tráfego motorizado em algumas ruas, mas sim de proporcionar às pessoas uma oportunidade para descobrirem outras formas de transporte e de viverem este dia sem sentirem restrições à sua mobilidade.
O que é?
A Jornada "Na Cidade Sem Meu Carro"
surge da preocupação relacionada com a qualidade do ar das nossas
cidades. Tendo em vista os crescentes problemas relacionados com o uso
do automóvel, vários países da União Européia lançaram esta iniciativa
pela primeira vez em 22 de Setembro de 2000. A Jornada Brasileira "Na
cidade sem Meu Carro" consiste no engajamento institucional de cada
prefeitura, que delimita um perímetro de proteção dos automóveis,
geralmente a área central ou outra de importância de tráfego. Nesse
perímetro, durante o dia 22 de setembro, só circularão veículos dos
serviços essenciais além de ônibus, bicicletas, táxis e pedestres.
O horário de funcionamento em geral é
de 8 às 18 horas, podendo ser estendido. Nesse dia podem ser feitas
atividades culturais, medições de índices de poluição, desempenho do
transporte coletivo e debates sobre o tema, articulados com a Semana
Nacional de Trânsito. Não se trata da mera questão de vedar o tráfego
motorizado em algumas ruas, mas sim de proporcionar às pessoas uma
oportunidade para descobrirem outras formas de transporte e de viverem
este dia sem sentirem restrições à sua mobilidade.
Esta iniciativa consiste numa série de ações com o objetivo de:
- refletir sobre os problemas causados pelo modelo de mobilidade centrado no automóvel;
- despertar nos cidadãos a consciência sobre o uso racional e solidário do automóvel para combater a poluição e reduzir os gastos públicos;
- estimular o uso do transporte coletivo;
- estimular o desenvolvimento de novas tecnologias;
- apoiar as iniciativas municipais;
- informar os cidadãos sobre alternativas de mobilidade sustentável no planejamento urbano e no uso de combustíveis renováveis e não poluentes;
- incentivar a adoção de alternativas sustentáveis como o transporte a pé e de bicicletas.
Histórico
- A Jornada Internacional
Os europeus, preocupados com os graves
problemas ambientais e com a qualidade de vida nas cidades devido ao uso
desordenado dos automóveis, assumiram no ano 2000 a proposta idealizada
e realizada pela França em 1998 que contou com a adesão da Itália.
Naquele ano, foram 35 cidades
francesas, já em 1999, 186 cidades francesas e italianas e em 2000 a
União Européia instituiu a Jornada Internacional "Na Cidade, Sem meu
Carro", reunindo 760 cidades. Em 2001 foram 1683 das quais, 1050
realizaram integralmente a Jornada e assinaram declaração de compromisso
(843 da União Européia envolvendo 14 países e 207 cidades de 18 países
não membros), além de 633 cidades que se associaram à Jornada mas não
assinaram o compromisso, entre as quais estão 11 cidades brasileiras.
Maiores informações no site da jornada
Internacional www.22september.org, onde pode-se encontrar, além da
coordenação europeia, os sites dos países envolvidos.
- A Jornada Brasileira
O Brasil aderiu à Jornada, ainda de
forma tímida, comparada à radicalidade europeia, porém, indo muito além
da expectativa dos organizadores (RUAVIVA - Instituto da Mobilidade
Sustentável e ANTP - Associação Nacional dos Transportes Públicos), com o
envolvimento de 11 cidades dentre elas 7 capitais que interditaram
ruas, praças, áreas centrais e quarteirões aos automóveis e onde foram
realizadas atividades como: passeios ciclísticos, caminhadas, eventos
culturais, painéis sobre transporte e trânsito, exposições de carros
antigos, shows musicais, exposição de artistas plásticos, teatro,
pesquisas de avaliação e de níveis de poluição e velocidade do
transporte coletivo, etc.
As cidades pioneiras foram: Porto
Alegre, Caxias do Sul e Pelotas no Rio Grande do Sul; Piracicaba em São
Paulo, Vitória no Espírito Santo, Belém no Pará, Cuiabá no Mato Grosso,
Goiânia em Goiás, Belo Horizonte em Minas Gerais, Joinville em Santa
Catarina e São Luís no Maranhão.
Foram feitas pesquisas de avaliação da
iniciativa e os resultados incentivam novas ações semelhantes. A
avaliação de ótimo e bom foi em Belém de 82%, São Luís 71%, Joinville
86%, Vitória 86% e Caxias do Sul 95%.
participe em 2014, entrando em contato com sua prefeitura local e propondo alguma ação!
Cidades que participarão neste ano:
participe em 2014, entrando em contato com sua prefeitura local e propondo alguma ação!
Cidades que participarão neste ano:
• Belo Horizonte – MG – só a participação da sociedade
• Belém - PA
• Campinas - SP
• Campo Grande - MT
• Catanduva - SP
• Criciúma - SC
• Dourados - MS
• Goiania - GO
• Macapá - AP
• Maceió - AL
• Ouro Preto - MG
• Palmas - TO
• Piracicaba- SP
• Porto Alegre - RS
• Praia Grande - SP
• Ubatuba - SP
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