segunda-feira, 14 de julho de 2008

CARTA AOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Prezados(as) Prefeitos(as),
Prezados(as) Secretários(as) de Transportes e Trânsito,

A Semana Brasileira da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro de 2008, será um momento de reflexão e ensaio sobre a mobilidade em nossas cidades. Este movimento, que vem suceder à Jornada Internacional na Cidade Sem Meu Carro, que realizamos desde 2001, é um desdobramento no Brasil da campanha iniciada nas cidades européias em 1999. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de se repensar o modelo de mobilidade que estamos aplicando em nossas cidades desde o advento do automóvel no início do século passado. Nas cidades européias, com sistemas de transportes públicos de altíssima qualidade, mas também penalizadas pelos efeitos negativos do transporte individual motorizado sobre a economia, o meio ambiente e a ocupação agressiva dos espaços urbanos, a Semana da Mobilidade oferece possibilidades muito diferentes das nossas. Aqui, com as limitações quantitativas e qualitativas dos sistemas de transportes públicos urbanos – por razões estruturais que importa discutir – a Semana da Mobilidade acrescenta desafios para a adesão de gestores públicos e dos cidadãos.

O Instituto da Mobilidade Sustentável, Ruaviva, introdutora no Brasil da Jornada Internacional na Cidade Sem Meu Carro, vem convidar agora os municípios brasileiros a participarem da Semana Brasileira da Mobilidade. A mudança não é apenas de ampliar o momento de reflexão e debate, de um dia para uma semana. É, sobretudo, uma correção de foco. A questão central é a sustentabilidade - ou não - do modelo baseado no automóvel, não só quanto a ineficiência energética e a poluição ambiental, mas física, em termos de ocupação do tempo e do espaço.
A proposta é, durante uma semana, a. governos, sobretudo, municipais, b. sociedade, através de escolas, universidades, entidades empresariais e sindicais, partidos e movimentos sociais; e c. imprensa, em editoria e pauta, se dediquem a debater a questão, com ensaios concretos que corporifiquem a discussão.

O resgate da rua como espaço de convivência social é uma das dimensões importantes, mas não é central. Pelas limitações de nosso transporte público, derivamos a Jornada na Cidade Sem Meu Carro para aplicações restritas de ruas de cultura e lazer. Na Semana Brasileira da Mobilidade a proposta é efetivarmos à prioridade do coletivo sobre o individual. Assegurarmos ao transporte coletivo urbano preferência na circulação viária, não só desobstruindo interferências nas faixas exclusivas, mas implantando faixas e vias exclusivas provisórias durante toda a semana de 16 a 22 de setembro.

O agravamento da crise da mobilidade nas cidades brasileiras; o foco dos meios de comunicação sobre o “caos no trânsito”, em função daquela realidade; e as eleições municipais, quando a questão transporte e trânsito se evidencia no debate político, estabelecem a oportunidade e urgência de iniciarmos já, em 2008, a Semana Brasileira da Mobilidade. Apesar do prazo curto para uma melhor preparação. Daí a denominação Ano 0, para a Jornada deste ano, a VIII Jornada, na seqüência da Cidade Sem Meu Carro.

Esperamos que a adesão dos Municípios neste ano seja, sobretudo, qualitativa. De municípios que, apesar de nossa impotência em assegurar a fluidez requerida pelos carros, ousem contrariar, ensaiando, durante uma semana, uma prioridade mais ampla para o transporte coletivo e para circulação de pedestres. E medindo resultados, ainda que inicialmente modestos, que possam ser cotejados para a avaliação das distintas experiências entre todos os municípios brasileiros.
Portanto, o convite, para que governos e sociedade reflitam e ensaiem sobre a mobilidade e seus desafios, exige audácia para aceitar e participar. Audácia, no dizer de Leonardo Boff, “é a coragem de tomar decisões e pôr em prática iniciativas que respondam efetivamente às questões”.

Para se engajar as prefeituras deverão assinar a Carta de Adesão que está no site www. ruaviva.org.br até no máximo o dia 31 de agosto. Dúvidas e outras informações pelo telefone: (31) 3224.0906 com Ana Beatriz ou Débora Possa, ou ainda no e-mail: ruaviva@ruaviva.org.br.
Contando com a participação de seu Município na Semana Brasileira da Mobilidade,
Atenciosamente,

João Luiz da Silva Dias
Diretor Presidente do Instituto Ruaviva

Nenhum comentário: