quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Rio de Janeiro

Na 9ª edição da Jornada Na Cidade Sem Meu Carro, a cidade do Rio de Janeiro adere, mais uma vez, ao movimento. Rio participada da Jornada desde 2005.
No site da Transporte Ativo você confere os avanços ao longo de todos estes anos em que a sociedade civil e a prefeitura da cidade buscam esta parceiria em prol de uma cidade melhor. Este ano eles se uniram "para chamar a atenção para um conceito fundamental para o futuro das cidades, o uso racional do espaço urbano para a circulação. O melhor da iniciativa no entanto é que os efeitos irão perdurar para além do dia 22. As ruas internas de Copacabana irão ter o limite de velocidade reduzido para 30 km/h uma proposta feita pela Transporte Ativo e encampada pelo poder público municipal. Medida que beneficiará imensamente a compatibilização de fluxos em um bairro que não comporta mais automóveis dada a sua enorme densidade." - diz o site.

Entre as ações previstas para o dia no Rio, a principal será a proibição, por meio de decreto, do estacionamento de algumas ruas do Centro da cidade. Esse trecho concentra 510 vagas entre o Rio Rotativo e vagas oficiais. Nos prédios municipais, também será proibido o estacionamento de carros, com exceção apenas para os veículos operacionais.

Para que todos possam deixar o carro em casa, neste dia, os ônibus vão operar com 100% da frota e reduzir o intervalo dos metrôs e ônibus.

Nenhum comentário: