quarta-feira, 4 de abril de 2012

Assembleia de Minas - Assembleia vai realizar evento sobre segurança no trânsito

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai realizar, ainda no primeiro semestre deste ano, um grande evento cujo tema será a segurança no trânsito. Para definir formato, conteúdo, metodologia, entre outros aspectos a serem abordados, foi realizada nesta terça-feira (3/4/12) a primeira reunião preparatória para o encontro. Já foi definido que o evento institucional deverá ter uma etapa de interiorização em cidades-polo de Minas, com o encerramento no Plenário da ALMG.
Além de parlamentares e servidores da Casa, a reunião contou com a presença de cerca de 60 representantes de mais de 40 entidades do terceiro setor, do poder público e da iniciativa privada. Participaram os parlamentares João Leite (PSDB) e Maria Tereza Lara (PT), respectivamente, presidente e vice da Comissão de Segurança Pública, e pela Comissão de Saúde, os deputados Carlos Mosconi (PSDB), presidente, e Doutor Wilson Batista (PSD).
Na abertura, o deputado João Leite destacou entre os objetivos do evento a promoção de um amplo debate sobre a segurança no trânsito e a visibilidade que será dada ao tema. Ele citou dados do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, de que até outubro de 2011, foram atendidos 16 mil acidentados de trânsito, sendo a metade de motociclistas. Além disso, nos leitos do hospital, em cada 10, seis são ocupados por acidentados no trânsito.
Já Carlos Mosconi avaliou que o debate sobre o assunto é fundamental para o País e que a Assembleia está muito empenhada na realização do evento. “O que podemos fazer para melhorar esta situação do trânsito? Esse é um verdadeiro filme de terror que não acaba!”, lamentou.
A deputada Maria Tereza Lara solicitou aos participantes que fossem o mais propositivos e ousados que pudessem, na formulação de suas propostas para o evento. “O que queremos não é só o debate; queremos baixar esses índices de acidentes no trânsito”, defendeu.
O deputado Doutor Wilson Batista disse que 50% das sequelas em portadores de deficiência são provocadas por causas preveníveis ou evitáveis, como os acidentes de trânsito. Ele lamentou que atualmente cerca de 40% dos recursos da saúde são destinados ao tratamento de acidentados no trânsito. Para o deputado, uma política pública efetiva para modificar esse quadro poderia gerar recursos até para outras áreas.
O gerente-geral de Projetos Institucionais da ALMG, Ricardo Moreira, afirmou que o sucesso da discussão vai depender de cada uma das entidades envolvidas. Ele anunciou que a próxima reunião preparatória será realizada na terça-feira (10), às 16 horas.
Participaram representantes das seguintes entidades: Associação de Motociclistas Trabalhadores de Minas Gerais, Associação Mineira de Medicina de Tráfego, Secretarias de Saúde e de Planejamento Urbano de Belo Horizonte, BHTrans, DER-MG, Polícias Militar e Rodoviária Federal, Sindicato dos Caminhoneiros Urbanos de Minas Gerais, Detran-MG, Sebrae-MG, Crea-MG, Associação Brasileira de Educação do Trânsito, Secretarias de Estado de Educação e de Saúde, Agência RMBH, Fetransp, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Intermunicipal e Interestadual, Sindicato dos Caminhoneiros, Concessionárias Nascentes das Gerais e Autopista Fernão Dias, Ammetra, Sincavir, Abetran, Instituto Rua Viva, Transbetim, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte, entre outras.

Nenhum comentário: