segunda-feira, 1 de julho de 2013

Câmara Municipal de Belo Horizonte continua ocupada por manifestantes nesta segunda-feira

 (Beto Magalhães/EM/D.A Press.)


    Manifestantes continuam ocupando, pelo terceiro dia seguido, a Câmara Municipal de Belo Horizonte. Eles passaram a segunda madrugada acampados no hall da Casa. Em reunião realizada no início da noite de domingo, decidiram que vão permanecer no local até que sejam recebidos pelo prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB) e transferiram para a sede do Legislativo a assembleia que ocorreria hoje no Viaduto Santa Tereza, às 19h. Nessa mesma assembleia  será definida a comissão que vai se encontrar com Lacerda. O grupo reivindica melhorias e redução de preços no transporte público da capital. A Prefeitura de BH sinalizou ontem que o prefeito vai receber a comissão que representa estudantes de vários segmentos sociais que estão ocupando a Casa desde a manhã de sábado. Segundo a assessoria de imprensa da PBH, o secretário de Governo, Josué Valadão, ainda vai definir data e local para o encontro. 

    No início da tarde de domingo, um grupo de representantes de Lacerda, entre eles o presidente da BHTrans, Ramon Victor César, e o próprio Valadão, se reuniu com a comissão de negociação do autodenominado movimento Assembleia Popular Horizontal (APH). Na reunião, os representantes do prefeito se limitaram a explicar a regras das licitações de concessão do serviço público, o que não agradou os representantes do movimento. Segundo Valadão, o objetivo do encontro seria preparar o formato da reunião com o chefe do Executivo. “Discutimos sobre a necessidade de o pessoal conhecer todas as regras dos contratos de concessão assinados em 2008, que determinam que a tarifa é constituída por cinco itens: rodagem, combustível, frota, atividades administrativas e rodoviários. É importante que conheçam o contrato e como é feito e seu cálculo”, disse o secretário de Governo.

    Para Valadão, este é o momento oportuno para discutir o sistema como um todo, o que inclui qualidade, necessidade de aumentar a quantidade de viagens nos fins de semana, nível adequado para a plataforma de cadeirante, entre outros pontos.

   Ele se comprometeu com a comissão de negociação do movimento a abrir no site da BHTrans, até o meio-dia de hoje, o contrato de concessão com todas as suas regras, além do contrato com a empresa de auditoria. Valadão acredita que essas iniciativas ajudarão nas discussões a serem levadas ao prefeito. De acordo com o secretário, será impossível atender o pedido de revogação do aumento da passagem que passou a valer em 29 de dezembro. “Tudo o que pôde ser feito já está valendo, como as reduções do ISS e do custo de gerenciamento da BHTrans.” Ele garantiu que a prefeitura reconhece a legitimidade desse movimento e sua natureza popular espontânea. “Queremos que todos tenham acesso a todos os dados para que seja um debate qualificado.”

Fonte : http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/07/01/interna_gerais,415261/camara-continua-ocupada-por-manifestantes-nesta-segunda-feira.shtml

Nenhum comentário: