Cerca de 2,8 mil pessoas se cadastraram de domingo (22) até esta segunda-feira (23) para utilizar as bicicletas do projeto “Salvador Vai de Bike”, lançado pela prefeitura da capital baiana. A ação tem como objetivo incentivar o uso de bicicletas na cidade.
Além das estações de bicicletas públicas, também estão sendo instalados Paraciclos, locais onde os ciclistas vão guardar as bikes.
Até o final do ano, segundo a gestão municipal, serão 40 estações de compartilhamento em vários pontos, do Comércio à Orla Atlântica, onde a Prefeitura também pretende recuperar as ciclovias. No domingo (22), Dia Mundial sem Carro, foi inaugurada a ciclofaixa entre o Campo Grande e o Centro Histórico, que só funciona aos domingos e feriados.
O titular do Escritório Municipal da Copa (Ecopa), Isaac Edington, informou nesta segunda-feira que uma das ideias do projeto é utilizar o Elevador Lacerda aos domingos e feriados para fazer a ligação das ciclofaixas do Centro Histórico e Comércio. Segundo ele, o trajeto só será viabilizado depois que todas as cabines do elevador estiverem funcionando.
Para utilizar as bicicletas, é preciso fazer um cadastro no site do projeto e pagar taxa de adesão de R$10. O acesso pode ser feito via aplicativo através de celular nas próprias estações de compartilhamento, que disponibilizarão acesso à internet via Wi-Fi, segundo a prefeitura da capital baiana.
A adesão ao serviço vale por 12 meses e não há cobrança de tarifas diárias ou mensais. O usuário só paga algum valor extra se ultrapassar o tempo de 40 minutos utilizando a bicicleta (R$5 a cada meia hora). É preciso ter cartão de crédito.
Quem pegar uma bicicleta em uma estação pode devolver na outra. O intervalo mínimo para o uso de uma segunda bicicleta pelo mesmo usuário é de 15 minutos.
O sistema de compartilhamento pode ser usado diariamente, das 6h às 22h. As ciclofaixas, incluindo a primeira, do Campo Grande ao Centro Histórico, só poderão ser utilizada aos domingos e feriados, das 7h às 16h.
De acordo com a Prefeitura de Salvador, o projeto de requalificação da orla de Salvador já prevê a implantação de ciclovias permanentes, o que vai possibilitar a ampliação do sistema de compartilhamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário