A ideia dos organizadores do evento é avaliar a eficiência dos transportes
Divulgação/Rodas da Paz
Este foi o primeiro intermodal feito após o edital de licitação de troca dos ônibus
O Desafio Intermodal de Brasília foi realizado nesta segunda-feira (15)
em diversas cidades brasileiras. O evento ocorre sempre em um dia
próximo ao dia mundial sem carro para avaliar diversos meios de
transporte. A ideia, segundo os organizadores, é avaliar a eficiência de
transporte em trajetos tradicionais das cidades.
A proposta é avaliar não apenas o tempo gasto para se chegar ao
destino final, mas também o custo monetário e a emissão de poluentes.
Por isso, não basta chegar em primeiro lugar: o impacto ambiental e o
peso do transporte no orçamento no final do mês também contam, explicam
em nota os organizadores.
No total, 22 voluntários saíram no mesmo horário (7:37:00) da Qe 07 do
Guará I até o Museu Nacional, num percurso que variou de 13 a 15kms, de
acordo com o trajeto escolhido.
Foram 13 modalidades de deslocamento avaliadas, incluindo deslocamentos
mistos: Moto, Carro, Taxi, Ônibus, Metrô, Bicicleta Mountain Bike,
Bicicleta Speed, Bicicleta Fixa, Bicicleta Urbana, Bicicleta Urbana +
Metrô, Bicicleta Dobrável + Ônibus, Bicicleta Tandem, deslocamento a pé
(corrida, incluindo um corredor descalço).
Levando em conta fatores como a emissão de poluentes por passageiro, a
emissão de ruídos e o custo financeiro da viagem, pode-se verificar que
a liderança da bicicleta como meio mais eficiente vai muito além do
tempo de deslocamento, tendo diversos benefícios coletivos. Apesar de
ter chegado em primeiro, a Moto tem maior custo, emite mais poluentes e
gera maior risco ao usuário.
Embora tenham sido mais lentos (em especial o ônibus, que chegou apenas
9 minutos antes de quem foi a pé), o ônibus e o metrô também ganham do
carro e do táxi nos critérios de sustentabilidade ambiental, custo
individual e custo social, já que são mais baratos e transportam muito
mais passageiros, ajudando também a evitar congestionamentos.
O ônibus teve desempenho bastante insatisfatório em relação ao critério
de tempo. Este foi o primeiro intermodal feito após o edital de
licitação de troca dos ônibus.
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