terça-feira, 16 de setembro de 2014

Desafio Intermodal em Brasília revela bicicleta como o melhor veículo

A ideia dos organizadores do evento é avaliar a eficiência dos transportes

Do R7

Divulgação/Rodas da Paz
 
Este foi o primeiro intermodal feito após o edital de licitação de troca dos ônibus 

O Desafio Intermodal de Brasília foi realizado nesta segunda-feira (15) em diversas cidades brasileiras. O evento ocorre sempre em um dia próximo ao dia mundial sem carro para avaliar diversos meios de transporte. A ideia, segundo os organizadores, é avaliar a eficiência de transporte em trajetos tradicionais das cidades.

A proposta é avaliar não apenas o tempo gasto para se chegar ao destino final, mas também o custo monetário e a emissão de poluentes. Por isso, não basta chegar em primeiro lugar: o impacto ambiental e o peso do transporte no orçamento no final do mês também contam, explicam em nota os organizadores.
 
No total, 22 voluntários saíram no mesmo horário (7:37:00) da Qe 07 do Guará I até o Museu Nacional, num percurso que variou de 13 a 15kms, de acordo com o trajeto escolhido.
Foram 13 modalidades de deslocamento avaliadas, incluindo deslocamentos mistos: Moto, Carro, Taxi, Ônibus, Metrô, Bicicleta Mountain Bike, Bicicleta Speed, Bicicleta Fixa, Bicicleta Urbana, Bicicleta Urbana + Metrô, Bicicleta Dobrável + Ônibus, Bicicleta Tandem, deslocamento a pé (corrida, incluindo um corredor descalço).

Levando em conta fatores como a emissão de poluentes por passageiro, a emissão de ruídos e o custo financeiro da viagem, pode-se verificar que a liderança da bicicleta como meio mais eficiente vai muito além do tempo de deslocamento, tendo diversos benefícios coletivos. Apesar de ter chegado em primeiro, a Moto tem maior custo, emite mais poluentes e gera maior risco ao usuário.

Embora tenham sido mais lentos (em especial o ônibus, que chegou apenas 9 minutos antes de quem foi a pé), o ônibus e o metrô também ganham do carro e do táxi nos critérios de sustentabilidade ambiental, custo individual e custo social, já que são mais baratos e transportam muito mais passageiros, ajudando também a evitar congestionamentos.

 O ônibus teve desempenho bastante insatisfatório em relação ao critério de tempo. Este foi o primeiro intermodal feito após o edital de licitação de troca dos ônibus.

Nenhum comentário: