segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Movimento para tornar viáveis os veículos elétricos se intensifica

Até o fim do primeiro trimestre de 2008, começará a rodar nas ruas de São Paulo, mais especificamente no corredor exclusivo para ônibus Jabaquara-São Matheus, na grande São Paulo, o primeiro ônibus a hidrogênio do Brasil. A partir de sua entrada em operação, o veículo elétrico será testado. Se bem-sucedida, a experiência poderá fazer com que mais quatro modelos sejam colocados em funcionamento nas ruas paulistanas em 2009.
"Já foi montada a carroceria do ônibus e foram feitos com grande êxito os testes com bateria", afirma o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), José Ignácio Sequeira de Almeida. No corredor onde o ônibus circulará, a velocidade média dos veículos é de cerca de 25 km/h, o que proporciona testar seu rendimento em condições melhores. Na ausência de corredores, a velocidade média dos ônibus paulistanos cai bastante, chegando nos horários de pico a apenas 8 km/h.
"Estamos ingressando em uma tecnologia inovadora e cujo desenvolvimento poderá beneficiar o transporte urbano de São Paulo, já que não há emissão de poluentes com ela", afirma o Sequeira. No Brasil, cerca de 13 mil pessoas morrem a cada ano por contaminação do ar, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O maior problema está no tráfego de veículos, onde são geradas emissões de poluentes.
A entrada em operação do primeiro ônibus a hidrogênio do Brasil coincide com o aumento da discussão sobre a viabilidade dos veículos elétricos (a bateria, híbridos, de célula a combustível e trólebus). "Começa a haver mais busca de informações", diz o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Veículos Elétricos (ABVE), Antônio Nunes Junior.

*Reportagem extraída do Jornal Valor Econômico

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