sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ouro Preto

Ano Passado, no dia 16 de setembro, o Grupo Pparalelo de Arte Contemporânea empacotou 3 carros em praças do centro da cidade de Limeira, gerando impacto visual e levando para o interior de São Paulo uma nova forma de protestar.

No dia 22 de setembro deste ano, o Grupo realizará uma intervenção artística para as comemorações do Dia Internacional Sem Carro na cidade de Ouro Preto-MG. A cidade foi escolhida devido à sua característica impar de alta freqüência de pessoas dos mais variados lugares do planeta, por constituir-se da presença de um público dotado de olhar investigativo, tal qual o turístico, além da configuração participativa e socialmente comprometida de suas instituições e comunidade local.

Apostando na construção desses novos corredores, o projeto Paisagem Deslocada será produzido a partir de imagens da própria cidade estampadas em grande formato e expostas em dois pontos centrais. Os formatos adotados para o projeto assumem uma identidade intimista através de um varal de 2,5 x 5m, instalado na Rua Antonio Pereira (ao lado do Museu da Inconfidência), e de um painel constituído por 64 travesseiros, mediando no total 4,00 x 5,60m, exposto no trecho da Rua Costa Sena em frente à Igreja de São Francisco de Assis. As imagens reconstroem as paisagens de montanhas e monumentos deslocados de sua estrutura visual original e se fragmentam nas partes do varal e dos travesseiros que serão em parte doados aos parceiros e vendidos aos demais interessados.

A Ourotran, setor responsável pelo trânsito urbano de Ouro Preto, vai fechar esses dois trechos para a circulação de veículos ao longo do dia 22 de setembro, enquanto perdurar a ação artística. Além desse organismo público, outra participação importante para a viabilização do projeto encontra respaldo no apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da UFOP.

Serão distribuídas filipetas informativas além de conversas entre os mais interessados e os artistas do grupo que estarão presentes nos dois pontos de intervenção.

A atenção usualmente empregada por Ouro Preto para o patrimônio artístico e seu interesse por eventos culturais a coloca como cidade modelo para esse tipo de ação. Caminhar a pé já faz parte da rotina do morador local e surpreende, de modo geral, o turista que a conhece pela primeira vez. O projeto Paisagem Deslocada traduz essas preocupações com qualidade de vida, consciência urbana e sustentabilidade do planeta.

Conheça o Grupo Pparalelo de Arte Contemporânea






Travesseiros

Nenhum comentário: