sexta-feira, 19 de março de 2010

Realese para imprensa

Instituto Ruaviva lança a Jornada Mundial “Na Cidade Sem Meu Carro” 2010
O Instituto da Mobilidade Sustentável lança, no dia 22 de março de 2010, a IX Jornada “Na Cidade Sem Meu Carro”. Este movimento, que acontece tradicionalmente no dia 22 de setembro, pretende mobilizar um número ainda maior de municípios brasileiros este ano. A previsão é de que, perto de três mil cidades em todo o mundo estarão refletindo e debatendo a mobilidade urbana neste dia.
A proposta de um dia sem automóveis surgiu na França, em 1997 e foi trazido para o Brasil, em 2001, pelo Instituto Ruaviva. O objetivo principal é instigar a reflexão sobre o modelo de mobilidade vigente em nosso país, onde o modo individual de locomoção, o automóvel, ganha cada vez mais espaço em detrimento do transporte publico coletivo.
Este ano o Instituto Ruaviva conta com a parceria do Boticário. Os mais de 900 franqueados e cerca de 15 mil funcionários das 2.810 lojas da marca , no dia do lançamento da campanha, data em que o Boticário completa 33 anos , serão incentivados a deixar seus automóveis na garagem e usar transportes alternativos.
No dia 22 de setembro é restrito o acesso de automóveis em algumas regiões do espaço urbano. Porém a Jornada não é uma mera questão de vedar o tráfego motorizado em algumas ruas, mas sim de proporcionar às pessoas uma oportunidade para descobrirem outras formas de transporte e de viverem este dia sem sentirem restrições à sua mobilidade. Os municípios devem promover ações que incentivem a população a abrirem mão do automóvel e promover alternativas, principalmente através do implemento do transporte público, para que a população se sinta estimulada.
A partir desta segunda, dia 22 de março, o Ruaviva desenvolve contatos com secretários municipais de transporte, prefeitos, diretores de educação para o trânsito e entidades afins, convocando a se engajarem na reflexão e debate, na busca por um transporte público acessível e de qualidade, e no questionamento do transporte individual motorizado, automóvel ou moto, nos deslocamentos pendulares – as viagens que realizamos diariamente indo e vindo de casa para o trabalho, de casa para a escola.
A Jornada visa colocar de forma definitiva nas as agendas das políticas públicas e nas pautas dos meios de comunicação os preceitos da Mobilidade Sustentável, onde o transporte público, os pedestres e os ciclistas e são os agentes prioritários no sistema de mobilidade.
Vale ainda destacar que este momento é de extrema importância para o Movimento, uma vez que as grandes cidades sofrem com o agravamento da crise de mobilidade, principalmente pelo crescimento indiscriminado do uso do automóvel e da falta de políticas adequadas e de investimentos no transporte público.
Dessa forma o Instituto Ruaviva está trabalhando para o ativo do maior número de municípios brasileiros realmente comprometidos na promoção de cidades mais sustentáveis e democráticas no uso dos espaços urbanos.
ATENÇÃO EDITOR:
Sobre o Ruaviva: Instituto da Mobilidade Sustentável - Ruaviva,é uma Organização Não Governamental. Foi fundado no dia 5 de abril de 1999.Tem atuação nacional, e é constituído como sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidário e pluralista.
Tem como objetivo a restauração da função social da rua, como espaço democrático de uso, priorizando os modos de transporte coletivo, a pé e de bicicleta; a defesa e preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico, cultural e artístico nos projetos e ações ligados ao transporte e à circulação urbana; a promoção do desenvolvimento urbano, econômico e social de forma sustentável.
Sobre a adesão à Jornada: as inscrições dos municípios são feitas mediante o envio de carta de adesão para a ONG RUAVIVA, pelo fone/fax: (31) 3224-0906, e-mail: ruaviva@ruaviva.org.br ou pelo endereço Rua Bueno Brandão, 307 - Belo Horizonte (MG) CEP: 31.010-060. 111. Informações adicionais e solicitação de entrevista podem ser obtidas mediante o fone/fax acima ou pelo e-mail da Assessoria de Comunicação Social do RUAVIVA: ruaviva@ruaviva.org.br

Nenhum comentário: