terça-feira, 6 de abril de 2010

Sobre os 11 anos e mais algumas coisas

Ontem, dia 5 de abril, o Instituto Ruaviva completou 11 anos de fundação. E passa e passou por tantas coisas que num post de blog não caberia. O fato é que lutamos pelo o que acreditamos e chamamos vocês para lutarem conosco. Ontem , e ainda hoje, foi um dia de festa não só para aqueles que trabalham todos os dias aqui no Instituto, mas para todos nós que torcemos por cidades mais democráticas e e harmoniosas.
Parabéns!!

Falou em Mobilidade Urbana Sustentável falou em RuaViva
Cristina Baddini Lucas
texto escrito no dia 5 de abril de 2009
Num cenário em que quase a metade da população mundial estava concentrada nos centros urbanos e crescendo a 2,5% ao ano um grupo de pessoas sentiu que o destino da humanidade dependia do que acontecia nas cidades. Representando apenas 2% da superfície do planeta, as cidades concentram pessoas, aglutinam problemas, pesadelos, sonhos e soluções dentro de uma frenética rede de relações sócioambientais e troca de conhecimento, inteligência, informação e sentimentos.
Essa grande união de pessoas e as interrelações dentro de determinados espaços econômicos, culturais, sociais e políticas, estabelecem uma rede muito grande e exigem o equilíbrio entre o homem e a natureza. O Instituto Rua Viva teve a coragem de se colocar à frente da tomada de consciência sobre a questão ambiental urbana e propôs à adoção de comportamentos sustentáveis e participativos da sociedade.
Propôs também uma redução drástica das emissões de gases nos deslocamentos e trouxe para o Brasil o Movimento Mundial “Na cidade sem meu carro”. Apontou que ao mesmo tempo em que cresce o caos no trânsito, o setor automobilístico apresenta índices crescentes de venda. A ONG Rua Viva vem cobrando do setor automobilístico uma postura socioambientalmente responsável.
Lutou sempre para o transporte coletivo ser priorizado. Transporte bom e barato. A Rua Viva se engajou na revisão das posturas urbanas prejudiciais à sociedade como um todo e ficou à frente da Campanha pela Paz no Trânsito, pela diminuição dos acidentes fatais no trânsito. Propôs a substituição da prepotência das altas velocidades pelo respeito à vida.
Assim como gotas que, ao caírem sobre um lago, formam uma série de círculos concêntricos, propagando e alterando a superfície da água, as ações do Instituto propagam-se pela força de seu exemplo positivo e provocam alterações benéficas em algumas posturas governamentais e da sociedade como um todo.
Quebrar ciclos viciosos e negativos não é uma tarefa fácil. Tarefa difícil, mas não impossível. O Rua Viva fez a diferença. As pessoas que compõe o Rua Viva fizeram e ainda fazem a diferença. Parabéns a todos!

Nenhum comentário: