sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sobre a Jornada 2010


As coisas andaram agitadas por aqui, as atualizações do blog desapareceram, mas voltamos com toda força para a contagem regressiva da Jornada 2010, nossa IX Jornada Brasileira Na Cidade Sem Meu Carro.
As cartas de adesão ainda estão chegando, e vamos começar a colocar o que cada cidade anda preparando para o dia 22 de setembro. Se você ainda não recebeu a carta de adesão, mande-nos um e-mail para ruaviva@ruaviva.org.br, ou ligue (31) 3224 0906.
Segue abaixo a carta convite:

Prezado Senhor Secretário,

O Instituto da Mobilidade Sustentável – RUAVIVA dá início à organização da IX Jornada Brasileira “Na Cidade Sem Meu Carro”, que se realizará dia 22 de Setembro de 2010.

Este é um movimento mundial, que começou no ano 1997 na França, e foi trazido para o Brasil, em 2001, pelo Instituto Ruaviva. O objetivo principal é instigar a reflexão sobre o modelo de mobilidade vigente em nosso país, onde o modo individual de locomoção, o automóvel, ganha cada vez mais espaço em detrimento do transporte publico coletivo.

Então, neste dia, propomos que seja restringido o acesso de automóveis em algumas regiões do espaço urbano, para que as pessoas possam resgatar a rua como local de convívio social, através de atividades de lazer e cultura. Os municípios devem promover ações que incentivem a população a abrirem mão do automóvel e procurarem outras formas de se deslocar. No entanto destacamos a importância de se promover alternativas, principalmente através do implemento do transporte público, para que a população se sinta estimulada.

A Jornada visa que os preceitos da Mobilidade Sustentável, onde os pedestres, os ciclistas e principalmente o transporte público são os agente prioritários nos sistemas de mobilidade, entrem de forma definitiva para as agendas das políticas públicas em suas diversas esferas bem como para as pautas dos meios de comunicação.

Vale ainda destacar que este momento é de extrema importância para o Movimento, uma vez que as grandes cidades sofrem com o agravamento da crise de mobilidade, principalmente pelo crescimento indiscriminado do uso do automóvel e da falta de políticas adequadas e de investimentos no transporte público.

Dessa forma estamos aguardando o engajamento através dos órgãos gestores dos municípios brasileiros que estejam realmente comprometidos na promoção de cidades mais aprazíveis e mais justas na divisão do espaço urbano.

Para se engajar as prefeituras deverão assinar a Carta de Adesão.

Formalizar a adesão é assumir uma participação ousada, que polemize os conflitos ocultos no “caos no trânsito.” Que coloque seu município na mídia local, regional ou nacional. Que instigue outros municípios a buscarem no próximo ano fazer mais e melhor. Que mobilize nossa juventude para discutir como o padrão de mobilidade concorre para se construir uma cidade mais equânime, justa, democrática, acessível, saudável, segura, eco-ativa, próspera e participativa.

Solicitamos que os municípios enviem suas adesões à Jornada Brasileira Na Cidade Sem Meu Carro o quanto antes através de fax (31) 3224-0906, e-mail ruaviva@ruaviva.org.br ou via correio (Rua Bueno Brandão, 307 – Floresta – Belo Horizonte / MG CEP: 31010-060);



Nenhum comentário: